Estrutura e Funcionamento

A fim de despertar nos discentes do Ensino Fundamental e Médio o interesse pela Matemática, a metodologia do Curso de Especialização para Professores de Matemática terá como principal destaque o desenvolvimento de referenciais teóricos e metodológicos com prática em sala de aula.

A organização do curso será baseada nas quatro fases que correspondem a uma lógica seqüencial considerada como importante para o processo de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) de forma pedagógica:

  • Fase de preparação dos materiais utilizados pelos professores que irão atuar no curso em relação às questões teóricas e práticas que envolvem a utilização pedagógica das TICs na modalidade de EAD.
  • Fase de apresentação das disciplinas, por módulos de estudos em relação às questões teóricas e práticas que envolvem a utilização pedagógica das TICs na modalidade de EAD.
  • Fase de instrumentalização tecnológica dos alunos.
  • Fase construtiva: desenvolvimento ou aperfeiçoamento das competências necessárias para que os alunos possam explorar os potenciais oferecidos pelas TICs, como: pesquisas na Internet, comunicação entre professores e alunos, atividades programadas de acesso regular à plataforma do curso e encontros presenciais com professores e tutores nos Pólos.

 

O curso será organizado em quatro módulos, que ocorrerão semestralmente e estão organizados de forma a possibilitar discussão e experimentação de conhecimentos teórico-práticos através de leituras, debates, realização e apresentação de trabalhos, fóruns, listas de discussão e atividades on-line e off-line, de acordo com as propostas pedagógicas das disciplinas que os compõem.

Nessa concepção de curso, um módulo é entendido como um conjunto didático-pedagógico, sistematicamente organizado em disciplinas que auxiliam no desenvolvimento de competências profissionais significativas para articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho de atividades profissionais.

As interações serão efetivadas via ambiente virtual (Plataforma Moodle), utilizando videoconferências, correio eletrônico, listas de discussão, fóruns de debate. Também estão previstos encontros presenciais entre alunos, professores e tutores nos Polos ou na sede. Nos encontros finais de cada módulo, serão realizadas atividades de avaliação das disciplinas, tais como seminários, provas, apresentação de trabalhos, a critério do professor.

A partir do módulo 3, os alunos serão orientados para realização dos trabalhos de conclusão do curso.

O curso proposto, na modalidade à distância, está em consonância com a legislação educacional vigente, buscando atender as políticas que dispõem sobre a inclusão escolar e social, o que significa possibilitar a acessibilidade curricular do aluno com necessidades especiais nas diferentes áreas do conhecimento, bem como as políticas que tratam das diversidades culturais e étnico-raciais brasileiras, que permitem uma inclusão escolar mais igualitária.